terça-feira, 31 de agosto de 2010

Queiroz e a FPF

Mais do que seleccionador Carlos Queiroz gostaria de ser presidente da FPF.Mas para o ser precisa de ser eleito, e não vai lá chegar como técnico planificador.Ao regressar a uma casa onde já foi infeliz, Queiroz propôs um contrato leonino à FPF que o aceitou com mais ou menos reserva mental.Hoje sabemos que com muita.Um contrato desses ou dava para o ex-adjunto do Manchester chegar a orientador-geral da direcção da FPF, ou acabava numa excelente indemnização compensatória.Só Madaíl fez de conta que não era nada com ele,como de costume. A terceira via do castigo aos impropérios contra os médicos do controlo anti doping não estava no guião de ninguém ,e isto é que está a atrapalhar o mundo do negócio do futebol.Nem o soco no comentador Pedro Baptista que criticava a táctica burocrática de Queiroz na selecção incomodou tanto, ou teve qualquer consequência.Socos e insultos, uma cultura perigosa.Mas é preciso mais alguma coisa, para não continuar a aceitar este « homem novo » como seleccionador?Pague a FPF os seis meses de inactividade profissional forçada ao treinador campeão do mundo de júniores em 1991, e por aqui nos ficamos.
P.S. o Francisco Castelo Branco teve a atenção, que agradeço, de ter feito um reparado ao erro que cometi quando chamei Pedro ao conhecido comentador desportivo da SIC Jorge Baptista, que aliás ouço com agrado.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Tony Blair serve de exemplo a quem?

O Diário de Notícias dedica hoje um dos seus editoriais aos sinais de abundância material do ex-primeiro britânico Tony Blair: comprou uma moradia nas Caraíbas, ofereceu uma casa à filha no bairro londrino de Chelsea que todos por cá conhecemos, etc.O jornal dá uma explicação facultativa para essa acumulação de meios de pagamento: Tony Blair desde que se safou do mísero ordenado de governante de Sua Majestade enveredou pela peritagem internacional onde se salientou pelo desacerto, desdobra-se em pareceres para aliados árabes que não exgeraram na apreciação do erro ao quadrado que foi a co-invasão do Iraque co-adjuvada porBlair.Já aqui escrevi que há erros que compensam. Mas que vem fazer este varão da pior terceira via em editorial do DN? Servirá de exemplo às gerações futuras de políticos?Mais conferência, menos conferência, claro.

domingo, 29 de agosto de 2010

Informação e notícia no futebol

O SLB ter ganho ao Setúbal na Luz não passa de uma informação tal era a probalidade, e a necessidade, da vitória.O facto do guarda-redes Roberto ter defendido um pénalti já é uma notícia, dadas as peripécias anteriores.Mas porque raio ninguém aponta na imprensa que o pénalti foi muito mal marcado por Hugo Leal?Não tomou balanço, rematou fraco e para a meia direita do guarda-redes.Espero que alguém no Seixal diga isso ao Roberto.Para evitar males maiores...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A esquerda escolheu o parlamentarismo

No Cabo Submarino de hoje no Correio da Manhã analiso a apresentação da candidatura do PCP para a campanha presidencial como um sintoma da parlamentarização dos partidos à esquerda de Cavaco Silva.Vital Moreira deve ficar satisfeito.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A esquerda está mesmo a precisar...

A esquerda a Cavaco Silva está mesmo a precisar de um bom candidato à direita deste.Assim não se safa nas presidenciais.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Jerónimo de Sousa delfiniza

A indicação de Francisco Lopes como candidato presidencial do PCP é o primeiro grande acto público de Jerónimo de Sousa na escolha de uma equipa própria para governar o seu partido.Mas o resultado eleitoral pode não ajudar nada aos propósitos...

Leituras para a rentrée

Acaba de ser publicado, pela editora Principia, o livro de Francisco Niny de Castro-
O Pedido de Adesão de Portugal às Comunidades Europeias, Prémio Jacques Delors 2010 «para o melhor estudo académico sobre temas comunitários».Como conheço bem a tese só me resta felicitar vivamente o Francisco de Castro e aconselhar a leitura da obra a todos os que se interessam pelas grandes questões políticas que se colocaram, e colocam, a Portugal.

domingo, 22 de agosto de 2010

Excelente entrevista

José Mourinho dá hoje uma excelente entrevista à revista El País Semanal.Uma entrevista que recomendo a todos os intelectuais que não gostam de futebol.Como o João Gonçalves...
E deixo aqui uma afirmação da entrevista de grande actualidade ( tradução livre):
Hoje, um treinador que só perceba de futebol é péssimo.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

domingo, 15 de agosto de 2010

Calendário das Férias

A parte mais divertida do discurso de Passos Coelho no Pontal- lato senso- é aquela em que ele recorda a Cavaco Silva o calendário do início das férias presidenciais: 9 de Setembro.Muitas contas se fazem na S.Caetano.Ou ajustes de contas?

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O telefone do «padrinho»-760302716

Recebi um convite irrecusável para ser o «padrinho» da paisagem das Sete Cidades no concurso da RTP 7 Maravilhas Naturais de Portugal.A votação decorre por várias vias até 7 de Setembro.Mesmo que o leitor nunca tenha querido eleger-me vote na lagoa das Sete Cidades.Por ela, que não precisa de «padrinho»!

Elogio da rádio

Uma das boas recordações que guardo das idas às segundas-feiras à Antena Um é a do excelente acolhimento das pessoas que lá trabalham.Desde os responsáveis pela sonoplastia aos redactores, desde os jornalistas da casa, nomeadamente do sector desportivo, aos locutores de continuidade, todos me receberam como um amigo durante os mais de cinco anos que frequentei a Marechal Gomes da Costa. Neste particular não quero deixar de mandar um abraço ao Paulo Rocha sempre cordial e preocupado com o bem-estar dos convidados e com a qualidade do som.Fiquei a gostar ainda mais da rádio que me acompanha na vida desde criança em Ponta Delgada.

domingo, 8 de agosto de 2010

Defeso na Antena 1

Após algumas tentativas goradas, consegui pôr fim à minha participação no programa da segunda-feira da Antena Um sobre futebol- sucessivamente chamado de Artistas da Bola, Novos Artistas da Bola, Grandes Adeptos-, moderado pelo Tiago Alves que me convidou no já longínquo ano de 2005.Aceitei ,com espírito lúdico, falar de futebol como benfiquista que sou. Rapidamente o programa colou-se-me à pele, e toda a gente me passou a falar dele com tal entusiasmo que eu próprio me senti «engolido» por algo que para mim era apenas um passatempo agradável e em boa companhia: Eduardo Barroso, Alfredo Barroso, Miguel Guedes, pelos respectivos clubes do coração, com a moderação profissionalíssima do Tiago Alves, e às vezes do irreverente António Macedo, ou do dinâmico Álvaro Costa.Sentia-me viciado.Tinha de interromper.Deixo o SLB campeão nacional, o título que tinha quando lá cheguei.Só me resta desejar felicidades a todos os que continuam a participar de um programa de qualidade que é um êxito.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mário Bettencourt Resendes-Um longo abraço

Tendo em conta que Mário Bettencourt Resendes foi um dos quatro fundadores do blogue Bichos Carpinteiros, foi neste que escrevi hoje a seu respeito, e à falta que me faz.

Gosto