quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Espanha mata

Nas últimas semanas, como a Irlanda deixou de ser exemplo, muitos começaram a apontar Espanha como modelo a seguir quanto à aplicação de medidas de austeridade. À direita, não faltou quem, prefaciando as suas intervenções com um “e eu sou insuspeito quanto a isto”, elogiasse Zapatero por essa excelsa coragem de cortar nos rendimentos dos que estão na base da pirâmide. Agora, a inefável Moody’s cortou o rating espanhol, justificando a descida com as fracas perspectivas de crescimento desse país. Qual é agora o redondo discurso que será debitado pelos insuspeitos do costume? Ainda engolem esta patranha venenosa de aplicar medidas de austeridade para aplacar a fúria desse deus sacrificial bigbrotheriano que se dá pelo conveniente nome de mercados? Ainda não perceberam que esses mesmos mercados que exigem a austeridade que impede o crescimento, logo demandam mais austeridade porque não há crescimento, gerando uma espiral interminável de agiotagem? Sim, claro que já perceberam. E aplaudem. O PEC III será suficiente? Os porcos têm asas?

Filme do Desassossego

Com o país em crise é consolador apreciar como as artes ultrapassam o cinzentismo ambiente.Ontem tive a sensação de ter assistido a uma nova data no cinema com o «Filme do Desassossego» de João Botelho.Não é só cinema, não é só literatura, mas algo de novo e criativo, muitos géneros artisticos esteticizados.E lembrar-me que João Botelho é o autor da capa do meu livro editado pela Contexto em 1981-Do Código Genético no Estado Democrático.

O que nos espera

Ontem José Sócrates, altamente pressionado do exterior e do interior, deu-nos uma ideia geral da redução que nos espera no próximo ano.Com as reacções do PSD também se ficou a saber como a coisa pode piorar se Passos Coelho for para o governo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Passos Coelho prepara-se para ir a Belém

Só mais tarde saberemos algo sobre os bastidores das relações entre Passos Coelho e o PR Cavaco Silva.Mas esta ideia de Passos Coelho se reunir com vinte economistas antes de ir a Belém discutir a crise orçamental dá a medida do grau de confiança que deposita no que Cavaco Silva lhe vai dizer.Está bonito, está...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Uma tendência pela rua

Anunciam-se para os próximos dias manifestações e greves em vários países europeus.Uma espécie de «visto prévio» das populações?

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Artigos

Hoje o meu artigo no Correio da Manhã intitula-se O TGV Doméstico, e critica o facto da alta velocidade nunca ter sido discutida em Portugal em termos europeus e extra-peninsulares.
Também convém ler o artigo de ontem , no Público, do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos dos Santos, «O Visto Prévio-O Dito e o Não Dito».Embora nunca me cite, as suas posições bem fundamentadas são conformes ao que escrevi a 13 deste mês no CM, e a declarações publicadas na sequência pela revista Visão a 16 também de Setembro.É bom ter companhia.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Anne Marie Piuz

Por falar em mulheres suíças faleceu há poucos dias a historiadora de economia Anne Marie Piuz, com 87 anos, que me arranjou o meu primeiro trabalho nos Archives Cantonales de Genève, e a quem devo tanto na compreensão dos fenómenos económicos e sociais do Ancien Régime.Era uma professora universitária virada para a investigação que não descurava as aulas.Foi uma directora de Departamento na Faculté de Sciences Economiques et Sociales exigente e mobilizadora que sabia organizar os individualismos universitários. Com ela desaparece uma certa Genève da solidariedade e do afecto interiorizado.Foi o meu amigo Mário Borges, um exilado português que não regressou, quem me deu a notícia.

Sem quotas mas com mais mulheres

O governo federal da Suíça é composto por sete membros.Desde ontem há uma maioria de mulheres em Berna.Se nos lembrarmos que o voto feminino nesse país data dos anos setenta, e que não existe o regime de quotas por género, temos de admitir que a Suíça foi mais rápida do que muitos outros países tidos por mais progressistas na alteração da representação entre homens e mulheres a nível governamental.Porém esta maioria de mulheres no governo federal helvético apenas anuncia o próximo futuro nas nossas sociedades.Por razões que agora não vêm ao caso.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Mar, um projecto que pode esperar pelas eleições

Cavaco Silva voltou ao Mar.É um projecto nacional que sairá muito caro ,como é óbvio, e precisará de muito investimento, pesquisa, tecnologia, exploração efectiva, luta diplomática na ONU sobre a plataforma continental, definição de prioridades, procura de parcerias, etc.Mas tem uma grande vantagem em relação a outras necessidades nacionais mais urgentes: pode esperar sem escândalo político pelas próximas eleições...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Um a um...

Hoje em dia só existem dois postos na representação externa do Estado que, de vez em quando, são preenchidos por embaixadores fora da carreira: as missões na OCDE e a na UNESCO.De certa maneira é ainda uma herança do Ancien Régime pois quer a OCDE quer a UNESCO não eram muito apreciadas pelo poder diplomático salazarista. por motivos diversos.
Isso explica algumas nomeações políticas para esses cargos.
Manuel Maria Carrilho aceitou ser embaixador na UNESCO e saiu da Assembleia da República para o efeito. Dois anos depois é substituído.Como entretanto houve eleições para a AR, Carrilho perdeu também o cargo de deputado.Carrilho é uma personalidade política competente, estudiosa, com ideias próprias e com a coragem necessária para as defender.Mais um em processo de centrifugação.Depois queixem-se da qualidade dos políticos...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que dizem as sondagens sobre as presidenciais?

Temos três candidatos, mais ou menos à esquerda, à espera da declaração oficial de recanditadura( leia-se recandidatura como o fez tão naturalmente Paulo Pinto Mascarenhas!)de Cavaco Silva.Quanto mais esperam mais descem.É o que diz a sondagem publicada ontem pelo Correio da Manhã: Cavaco cavalga com 58%, Alegre não sai da casa dos 30%, Fernando Nobre afunda-se no dígito que lhe cabe.Nenhuma esperança à vista nas presidenciais.Não será por aí.

sábado, 18 de setembro de 2010

Mourinho às pinguinhas?

Mourinho com as suas fortes declarações à revista do El País há semanas constituiu-se no mentor da selecção portuguesa para o futuro.Disse que a queria vencedora de um Europeu, ou até de um Mundial.Acredito que um dia o consiga.Embora agora é que ele seja mais preciso.Mesmo acumulando com um clube.Mas não às pinguinhas.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Visto prévio e fugas de informação

Esta noite andei num zapping permanente para ouvir alguma coisa de mais concreto sobre a natureza do documento a apresentar pelos governos dos Estados membros aos oficiais do «visto prévio» do Ecofin.Pretendia saber se se trataria de um documento de mera filosofia orçamental, se algum já com estimativas dos grandes agregados da despesas e das receitas, ou se tudo se vai resumir a uma antecipação do futuro PEC.Até ontem ninguém sabia ao certo o que estaria em causa.Em vez disso tive direito a uma enfadonha repetição de um desaguisado entre Sarkosy e Barroso sobre comparações históricas suscitadas pelas expulsões sumárias de ciganos da França.Foi o representante búlgaro que originou a oportuna fuga de informação.Estamos bem entregues...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Papa em Londres

Tony Blair não deu uma volta apenas ao Partido Trabalhista britânico. À sua maneira também interferiu com os padrões da monarquia na Inglaterra promovendo a imagem de Diana morta como a da «princesa do povo».Mas o seu movimento mais subtil foi o da aproximação à Igreja Católica Romana num país de religião protestante, no qual o Chefe de Estado é o Chefe da Igreja Anglicana. Não chegou a proclamar a república como na vizinha Irlanda, mas culminou essa aproximação a Roma com a sua própria conversão ao catolicismo.Gordon Brown deu um outro passo ao convidar o Papa a visitar oficialmente a Inglaterra.É esta visita que vamos seguir na perspectiva da trajectória internacional da Grã Bretanha e do papel da Igreja Católica no Reino Unido.A diplomacia portuguesa ,historicamente tão dividida entre Londres e o Vaticano, também o fará certamente.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

As erratas da revisão constitucional

Passos Coelho apresentou uma lista de erratas à primeira edição do projecto de revisão constitucional que lhe puseram entre as mãos.Ora o problema não são as erratas,mas sim o erro de ter dado prioridade a uma modificação constitucional na actual situação política do país.Ainda vai descer mais nas intenções de voto.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Salvar a época na Europa

Vou agora para o Estádio da Luz.Antevejo uma goleada.O SLB para salvar a época terá de ir longe na Liga dos Campeões.Exactamente o contrário do que seria natural...

Dar segurança

Manuel Alegre fez um bom discurso de campanha no sábado.Não o segui em directo porque estava nos Açores na final das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, mas dos excertos que ouvi e li concluo que ele aproveitou muito bem a deriva ultra-liberal do PSD em tempos de crise social para se constituir garante da protecção dos direitos sociais.Não gosto de dizer Estado Social que tem patente no marcelismo.Se Cavaco Silva aparece como dando segurança institucional, Alegre ergue-se como o homem da segurança das pessoas.Pode ser um combate desigual, mas este é o melhor caminho eleitoral.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O Império burocrático

O meu artigo das sextas no Correio da Manhã será publicada excepcionalmente na edição da próxima segunda-feira.Intitulado O Império Burocrático.Sobre o desenvolvimento económico desigual na fase final do Império Austríaco...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dia de descanso

Hoje, 9 de Setembro de 2010, é aquele dia em que ninguém, mesmo Passos Coelho, está à espera que Cavaco Silva faça uma comunicação ao país às 20h, TMG!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A selecção e a representação externa

Ontem o jogo com a Noruega foi tão mau que hoje um amigo disse-me no café:« foi como se já não tivéssemos política externa.».Esses intuitivos são uns exagerados...

Pobre selecção

Pobre selecção.Dirigentes escondidos, pilotos desactivados, jogadores perdidos entregues a si próprios.Quem prefere a terra queimada?...

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Derrotas morais

A vitória de Cavaco Silva, à primeira volta, nas últimas presidenciais, frente a Alegre, Soares, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, foi uma clara derrota política para a esquerda no seu conjunto.Alegre fez do facto de ter sido o mais votado dos derrotados uma vitória moral, e conseguiu, com perícia, colocar-se no lugar de Soares para as próximas eleições. «No lugar de Soares» significa que ele vai conhecer o sabor de uma campanha sem apoios suficientes. Por isso mete dó ver um dos seus mais qualificados apoiantes nas anteriores presidenciais-o actual secretário da Justiça João Correia- declarar, que , na altura, «a face política do PS, e de toda a esquerda, acabou por se salvar à custa de Alegre.».Alguns salvaram-se à custa de Alegre, mas não a esquerda presidencial.Essa perdeu, pela primeira vez depois do regime constitucional, a eleição presidencial em 2006.Não vamos acrescentar agora a uma clara derrota política uma confusa derrota moral.Quanto a Mário Soares, fora os apelos à união entre todos os portugueses, acaba o mandato de Cavaco Silva em muito boa forma física e política!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A segunda rentrée

Este fim-de-semana deu-se uma espécie de segunda rentrée.A verdadeira, com os principais protagonistas em palco.Fiquei com a impressão que Passos Coelho se sente acossado e está a entrar num beco sem saída.

domingo, 5 de setembro de 2010

Sem alarme público

As sentenças do «caso Casa Pia» foram proferidas pelo colectivo de juízes do tribunal - que realizou 461 sessões, ouviu 920 testemunhas e 32 vítimas -, e não causaram nem surpresa nem alarme público.Será a isso que se chama «sanção social»?

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cooperação táctica

O meu artigo de hoje no Correio da Manhã intitula-se Da Cooperação Táctica entre o PR eo Governo na aprovação do Orçamento.Mais forte doque a estratégica em vésperas de presidenciais.Se Passos Coelho não aprende depressa não chega ao lavar dos cestos...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Setembro: o mês da Justiça em Portugal?

Se Setembro for o mês da discussão sobre a Justiça em Portugal, e se Outubro for o mês de todos se sentarem à mesa do Orçamento, há quem já tenha ganho a pré-temporada das presidenciais.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Encontro entre rainhas de Inglaterra

O PR convocou o PGR, logo no primeiro de Setembro, como para marcar um novo tipo de início do ano judicial.Pese embora o facto de ambos se considerarem próximos da rainha de Inglaterra, em termos de Justiça, suponho. Mas ao menos esta não faz fitas sobre os seus poderes...

NB-Reparo que o João Gonçalves escreveu no seu blogue algo de semelhante que me pode ter inspirado o título.

Gosto