quinta-feira, 14 de março de 2013

As maratonas do Parlamento Europeu

Leio a notícia de que o deputado grego vice-presidente do Parlamento Europeu teve um ataque de coração quando presidia a uma maratona de votações. Lembro-me bem dessa metodologia em Estrasburgo. «No meu tempo» era a quinta-feira o dia dedicado ao pacote e nunca se sabia ao certo quantas horas demoraria, caso houvesse guerra de procedimentos. Embora no PE quem dirige essas sessões esteja assessorado por um corpo de funcionários - e não só pelos deputados secretários- o certo é que o máximo de atenção é exigido ao presidente. E inevitavelmente lembrei-me de um comentário recorrente do meu vizinho de bancada- o canarino professor de direito constitucional Medina y Ortega, que me repetia vezes sem conta nessas ocasiões «José- todo o esforço inútil tende para a melancolia!»
O deputado grego foi vítima de algo bem mais grave e objectivo.

Gosto