terça-feira, 26 de março de 2013

In Memoriam de Jean-Claude Favez ( 1938- 2013 )

Recebi hoje, vinda da Suíça, a notícia do falecimento do meu antigo Professor e Reitor da Université de Genève, Jean-Claude Favez. Chorei. Foi nas suas extraordinárias e vibrantes aulas que me formei na mentalidade intelectual que a disciplina da História Contemporânea requer muito exigentemente. Fiquei seu aluno por opção até ao fim da licenciatura. Foi o meu orientador do «Mémoire de Licence», fui seu assistente, entusiasmou-me a prosseguir os estudos para o doutoramento,e proporcionou-me as condições para o efeito, que interrompi depois de 25 de Abril de 1974.Mantive com ele uma relação de amizade e respeito pela vida fora.A Universidade com ele era outra coisa.Tenho comigo grande parte da sua obra de investigador e historiador. Quando digo que devo muita da minha formação académica e pessoal à cidade de Genève estou a dizer que devo muito a Jean-Claude Favez. Uma luz que se apaga, mas uma referência que fica

Gosto