sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O perigo numa T-shirt




Uns ocupantes de uma carrinha foram detidos porque tinham roupa preta na mala. Uns filandeses que vinham manifestar-se contra a NATO ficaram retidos em Espanha e o seu perigosíssimo material (tarjas e T-shirts) foi apreendido. Uma página da net foi proibida por divulgar a Contra-Cimeira. O anarquismo é apresentado como um crime e não como uma opinião. Fala-se de “manifestações não autorizadas”, embora a Constituição autorize todas e mais algumas, desde as espontâneas que ocorreram por Timor às também livres após vitórias eleitorais e futebolísticas. E até as do PND, cuja ideologia certamente desagradaria à NATO.
Paralelamente, correu uma nova onda de propaganda, desta feita sobre os manifestantes violentos. Procurou que não se discutisse a própria Nato embora ela se discuta a si mesma (como se a questão fosse os protestantes e não a organização); colocar todos os que reclamam no mesmo saco e desautorizar a contestação, às portas de uma greve geral.  
Assim se vê como é fácil suspender o direito à manifestação e à livre circulação dos europeus (que sempre foi preterido ao dos bens). Como as liberdades dos tratados da UE só valem se de nada valerem. Quão frágil está o regime democrático. Como é simples instaurar um regime de excepção. Esse sim, sem autorização. E nada contestado.

Gosto