terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A troika nem sempre existiu- por José Medeiros Ferreira

«O mesmo que Portugal até aqui era, já ele não pode ser.»
Almeida Garrett, Portugal na Balança da Europa

A sociedade portuguesa não voltará a ser o que era, nem antes nem depois de 25 de Abril. Nem antes nem depois da entrada na EU, cujo primeiro ciclo de 25 anos terminou com a assinatura do Tratado Orçamental. Espera-nos o mar ignoto, por muitos sextantes e bússolas que fixem alturas e direcções. Não o sabem os portugueses, como não o sabem os governantes rotineiros, e os responsáveis dos organismos internacionais como o FMI, a Comissão Europeia, o ECOFIN, o EUROGRUPO. Os britânicos só o sabem um pouco mais porque são insulares e mantiveram intactos os poderes do Banco de Inglaterra, com que contam para vencerem o referendo sobre a independência da Escócia em Setembro.


Acabou informalmente o melhor ciclo da participação da República Portuguesa na EU. Entrámos havia ainda a Europa Ocidental e a emulação Leste-Oeste. Cinco anos depois chegaram a Alemanha reunificada e o colapso soviético. Pensava-se que as clivagens inter-europeias estavam ultrapassadas, pese embora o facto de se terem imediatamente criado alguns precedentes de alterações de fronteiras das quais ainda hoje não sabemos toda a potência que podem desencadear. Mais recentemente começou-se a desenhar uma nova divisão cultural entre povos do norte e do sul da Europa, até que se chegou à separação entre países credores e países devedores no interior da zona euro.
A União Europeia está sem rumo e a sociedade portuguesa também. Basta observar como a Alemanha, com a sua particular responsabilidade de ser «a potência hegemónica acidental, ou furtiva», leva três meses para formar governo e esteve dependente de um referendo interno no SPD para formalizar o negociado com a CDU. Um referendo na Alemanha, mesmo só no interior de um partido, é uma revolução nos hábitos culturais do poder político germânico nascido em 1949.Tanto mais que os números do referendo a autorizar a direcção de Sigmar Gabriel são robustos: dos cerca de 500.000 militantes participaram 475.000 na original iniciativa, ou seja 78% de sociais-democratas. Destes, 76% deram o seu aval à «Grande Coligação», que fica assim sob verificação partidária! Como por encanto ninguém se apercebe que pode haver modificações no funcionamento dos partidos em Berlim…Mas basta observar estes três meses de rotina interna para nos apercebermos que não haverá impulso externo alemão suficientemente forte e decisivo nos próximos tempos com a dupla Merkel- Shauble a manter a ortodoxia orçamental. Mesmo a Alta Autoridade Bancária ficará cativa do Bundesbank e não se aplicará à sacrossanta banca alemã desde o nível internacional ao nível cantonal. É para isso que a chanceler e o seu ministro das Finanças estão lá.
De tudo isso se ressente a sociedade portuguesa sem referências seguras dentro e fora do país. Vamos «regressar aos mercados» em 2014 num trapézio com uma rede rarefeita, tecida pelo EUROGRUPO - ou seja por uma nova troika ad-hoc isenta das perplexidades do FMI - em sucessivas reuniões, de finais de Janeiro até 1 de Abril. Há tudo a temer desses ministros das Finanças sem pinga de sentido do que possa ser o «interesse geral» da zona euro. Disse-o desassombradamente o ministro da República de Irlanda quando anunciou o desinteresse de Dublin por um «programa cautelar» porque receava que esse processo negocial- de que o seu governo tudo desconhecia ainda no final de Novembro- pudesse acabar «pelas três da manhã, em Dezembro, transformado numa espécie de nova crise irlandesa por muitos ministros sequiosos de aparecerem como campeões do rigor perante a opinião»! Não estaremos isentos dessa oscilação entre um paternalismo patético e ofensivo e a pressão para fazer de Portugal uma cobaia do primeiro ensaio intergovernamental do até aqui virgem Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira.
 Sem novas eleições em Portugal chegaremos fracos e desarmados a essa prova de fogo da invenção de um programa cautelar intergovernamental.
Ainda por cima somos uma população em decadência, com cada vez menos habitantes, com uma baixa de natalidade superior a qualquer outro período contemporâneo a que se hão-de acrescentar as estimativas da Comissão Europeia apontando para um decréscimo da população residente de cerca de 130.000 pessoas empurradas pela «ordem para emigrar» explícita em algumas medidas do «Memorando de Entendimento». Portugal será assim o único país sob resgate a perder recursos humanos até 2015, uma altura decisiva para as tarefas de reconstrução e crescimento. Só alguns países do leste nos acompanham nessa triste procissão: Bulgária, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia e Roménia.
Não há dúvida que o factor trabalho segue espontaneamente o factor capital quando a grande política falha nas suas medidas de coesão interterritorial. Basta lembrar Delors para nos recordarmos do que foi um bom esboço de política comunitária de coesão e de desenvolvimento assente nos fundos estruturais e no recurso ao BEI.
Todos concordam que a execução do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) se tem desenrolado num ambiente desfavorável, e se tem processado primordialmente através de uma forte contracção da procura interna. Parafraseando um precursor da austeridade à portuguesa «A passo lento mas firme saímos da sociedade de consumo!» Com nuances e por categoria de rendimentos, está claro. O governo de Passos Coelho tem uma concepção de um Estado rarefeito, próprio das antigas províncias ultramarinas, em que as funções de soberania eram inexistentes e as outras assumidas em grande parte pela metrópole europeia, e daí essa complacência com o desarmamento das competências de um Estado europeu como era o português quando a sua equipa chegou ao poder.
Também não o atrapalha a saída da situação de resgate com o país empobrecido na sua capacidade produtora, inundado sobretudo de petróleo refinado que exporta para mercados de ocasião, nem sabemos ao certo quais as suas perspectivas e duração. Como não o atrapalha uma taxa de desemprego na ordem dos 15%, e muito superior entre as camadas jovens que procuram um primeiro emprego. Todos esses factores negativos muito nos irão prejudicar quando chegar a altura do aproveitamento pleno da recuperação económica e do crescimento via investimento privado ou público.
Não que se esteja à espera de um novo surto de obras públicas tão cedo, embora a actual paralisia completa desse volante do crescimento só possa significar incompetência governamental para brigar junto da Comissão Europeia novos programas com um mínimo de contribuição financeira nacional, a ser colmatada pelos recursos do orçamento comunitário com regulamentos para a execução das «Perspectivas Financeiras para 2014-2020», e com o recurso ao FED tão permissivo, aliás, inutilmente em relação às necessidades de tesouraria da Ucrânia…
O ADVENTO do APÓS TROIKA
Foi o PR Cavaco Silva quem proclamou primeiro a chegada do tempo político do advento após-troika, tendo mesmo convocado o Conselho de Estado para o efeito. Embrulhou-se com o que podia ser uma preparação da sociedade política, e ferrou-se à estreita ideia de que essa preparação se resumiria ao estabelecimento de consensos interpartidários, numa altura onde já nem havia acordo de concertação social animado pelo governo, e a oposição estava sob a pressão das greves e manifestações num clima de descontentamento crescente da população que ainda no ano anterior se voltara a chamar POVO.
O resultado da iniciativa do PR foi assim paradoxal: muitos conselheiros não apreciaram o debate a que foram forçados nos termos em que Cavaco Silva o impusera na agenda dessa reunião, e os partidos quedaram-se nas suas posições. O anúncio da necessidade de preparação para o após troika pelo PR provocou, pelo contrário, uma paralisia geral dos protagonistas dos órgãos de soberania políticos que ainda hoje se mantém.
O período do advento para a saída da troika, e o consequente regresso aos mercados, foi assim em grande parte perdido no segundo semestre de 2013 pela má apreciação prospectiva de Cavaco Silva e seus conselheiros, e pela paralisia que introduziu no sistema da governação, prolongando por expedientes artificiosos a coligação PSD-CDS. Teve tudo nas mãos para criar novas condições de governação que preparasse melhor a saída da troika, com as duas cartas de demissão dos ex-ministros das Finanças e do MNE. Bastaria ter levado a sério o testamento de Vítor Gaspar de 1 de Julho que escreveu ser necessário «a rápida transição para uma nova fase do ajustamento: a fase do investimento! Esta evolução exige credibilidade e confiança.» Exactamente o que falta ao governo de Passos Coelho e à sua coligação com Paulo Portas.
Obcecado com a necessidade de consensos a estabelecer entre os partidos «do arco da governação», Cavaco Silva não sabe como os estabelecer, ou se quer mesmo fazê-los. Uma coisa é certa, pela parte de Passos Coelho este não irá muito mais além do que esperar que o IGCP consiga colocar uns títulos no mercado dos «institucionais», trocar umas maturidades pelo aumento sedutor das taxas de juro, e esperar que o ECOFIN e o EUROGRUPO ponham à disposição do Tesouro uma linha de crédito de alguns milhares de milhões.

Passos Coelho é o principal obstáculo a qualquer entendimento mais abrangente para dotar a República Portuguesa de um governo capaz de responder ao choque da saída da troika. Devia sair com ela.

Por José Medeiros Ferreira.
Publicado no Correio da Manhã.

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