quinta-feira, 3 de junho de 2010

Convites para Bilderberg

O tema é recorrente: de vez em quando fala-se dos portugueses convidados para participarem nas reuniões do Clube de Bilderberg. Durante muitos anos os jornais não referiam o meu nome e não vinha mal ao mundo por isso.Mas desde que alguém consultou a lista, que é pública, lá me telefonam para confirmar. Ontem foi o jornal I.Acontece que fui, de facto, convidado duas vezes, em 1977 quando era Ministro dos Negócios Estrangeiros, e , em 1980, quando já o não era.Nessa última vez, alguém do Steering Committee, perguntou-me que nomes eu sugeriria, de outras correntes políticas em Portugal,para futuras reuniões.Lembrei-me de Francisco Balsemão, entre outros, como se escreve na imprensa.Não sei se foi por isso, se por mera coincidência, o certo é que o futuro primeiro-ministro acabou por ser o grande cooptador dos portugueses que participam nas reuniões daquele pacífico clube.Tenho a impressão de que leva poucas negas...

Gosto